sexta-feira, 22 de março de 2013

Descrição do ESTP - Realista Supremo


O slogan do ESTP clássico deve ser “quando tudo falhar leia o manual”. Este tipo extremamente orientado pela ação, mais que qualquer outro tipo, vive pelo momento. Se ler o manual atrasa o momento, deve ser uma perda de tempo.

O ESTP é o realista supremo com a menor tolerância para teorias sem relação. O foco dos ESTPs é direcionado para pessoas e coisas de acordo com os cinco sentidos (S). A informação é então colocada objetivamente e analiticamente (T) ao mesmo tempo em que o ESTP permanece espontâneo, flexível e aberto a novas alternativas (P). Estas quatro preferências resultam em respostas expressadas externamente de maneira rápida, exata, tática, objetiva para qualquer situação.


O ESTP acredita que o tempo gasto fazendo planos e organizando pode significar perder o que está acontecendo agora. Então, por exemplo, ir a escola apenas faz sentido enquanto o que é ensinado é relevante e utilizável de imediato. Mas o ESTP preferiria mergulhar no mundo real e lidar com os problemas reais (oposto de livros e manuais) usando o talento nato invés de o que lêem em livros.


O ESTP vai preferir sempre estar fazendo algo a nada. E as conseqüências da ação podem sempre ser adiadas. Agir agora e pagar depois. Tais tendências em sua personalidade lhes dão péssima reputação partindo de outros tipos, por exemplo: “eles são inquietos e hiperativos”. Certamente o ESTP pode ser visto como demasiadamente inquieto.


Por serem realistas extremos com objetividade e flexibilidade, ESTPs necessitam de retorno em cada investimento de energia que fazem. Se algo não aparenta valer a pena seu tempo, eles passam para a próxima coisa. Raramente, se não nunca, alguém vê um ESTP terminando um livro sem graça enquanto outros tipos podem ler um livro maçante apenas para saber o final da história ou porque podem pensar que seja intelectualmente bom para eles. O ESTP enxerga isto como uma perda de tempo inútil. Similarmente, pode ser uma perda de tempo limpar o quarto apenas pelo fato de que “deve” ser feito. Talvez seja melhor esperar até que alguém precisa encontrar um item perdido específico. Então, limpar o quarto tem um propósito e a tarefa faz sentido.


Divertidos e sociáveis, com curto período de atenção, o ESTP pode muitas vezes ser encontrado no centro do palco. Os ESTPs dão rápidas respostas inteligentes, com talento especial para piadas práticas tornando-os divertidos de estar por perto. As pessoas são facilmente atraídas e envolvidas por um ESTP. Sua capacidade de aderir e completar tarefas difíceis, sua coragem em tentar qualquer coisa pelo menos uma vez e seu senso competitivo apurado tornam os ESTPs executores, solucionadores de problemas e pessoas com quem se podem contar quando um desafio excitante está em pauta. Não que a tarefa será cumprida de acordo com as regras. Isto é parte do orgulho e esperteza do ESTP. Se o trabalho se tornar rotina, ele perderá interesse e se entediar causando a ele a vontade de ir para a próxima ou mudar as definições.


Um grande dilema para este tipo é que eles geralmente são alheios a normas e procedimentos estabelecidos. Como resultado, eles podem estar continuamente com as pessoas que comandam. Alguns outros tipos são especificamente anti-autoridade e adoram testar sua legitimidade, mas não o ESTP. Este tipo simplesmente ignora a autoridade. Observando um trabalho ou problema, ele começa a ver uma maneira de completar ou resolver o dilema e cai de cabeça sem querer saber se há procedimentos para se fazer algo. Como resultado, o que pode ter sido uma boa intenção, pode ser visto como algo totalmente diferente pelos outros que podem acabar achando que o ESTP é um encrenqueiro ou termo similar e então, o bem intencionado ESTP termina não como um herói, mas um fracasso. Felizmente para eles, um ESTP não é normalmente um cara que fica com consciência pesada e simplesmente vai cuidar de outros assuntos.


As mulheres ESTP tendem a estar for a de sintonia com o pensamento da maioria. Geralmente gostam de atividades  atléticas, especialmente competitivos, mão na massa e esportes de contato. Se uma mulher ESTP é verdadeira a suas preferências, é natural que a rotulem como uma “moleca”. Além disto a cobrança rígida estilo “faça isto bem feito ou esqueça” não é exatamente o que associam a uma atitude feminina em nossa sociedade.


Em relacionamentos e na maioria dos campos da vida, o ESTP necessita ser o centro das atenções. Enquanto que profundamente comprometido em um relacionamento sério, a expressão de compromisso varia de dia a dia de acordo com a mudança de situação.


O pais ESTPs normalmente tem expectativas bem realistas para seus filhos e amigos. Não é necessário que suas crianças se sobressaiam, mas que eles simplesmente devem fazer algo construtivo e prático com suas vidas. Mais especificamente, os pais ESTPs querem que seus filhos encontrem algo que os farão felizes.


O estilo de vida do ESTP tem certa falta de sossego. Sempre há muito para se fazer nunca com tempo suficiente. Isto dá muito excitamento ao ESTP. Qualquer evento pode ser uma desculpa para uma festa. UM ESTP pode se envolver facilmente com preparação e participação em tais eventos. Algumas vezes, toda esta fervorozidade não passa de fogo-de-palha, especialmente porque o ESTP é desorganizado, fazendo as coisas esporadicamente e acrescentando muito pouco. Sua falta de organização pode ser extremamente frustrante para as pessoas ao seu redor. Sua necessidade em ser o foco de atenção pode fazê-los parecer bastante abrasivos aos demais tipos, bem como sua falta de paciência por teorias e explicações prolongadas.



ESTPs gostam de aprender “na marra”, só lerão o manual de instruções quando for absolutamente necessário (e então, apenas as partes do manual que são relevantes no momento). Preferem confiar em si próprio e no bom senso para concluir qualquer coisa. São adeptos a atividades empreendedoras, e existem muitos ESTPs que são donos de negócios próprios. 


Quando o ESTP adquire mais idade, eles requerem novas montanhas para escalar, ainda que as montanhas não necessitem mais serem tão altas, elas ainda são necessárias. Um pouco mais de tempo para refletir também é necessário, ainda que a preferência por desafios que testem habilidades. Sem tais desafios, a aposentadoria seria nada além de algo penoso para o ESTP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário